Já no começo é bom você entender que essas duas modalidades são cobertas por todos os planos de saúde, e para deixar claro que apesar de muitas pessoas acharem que são mesma coisa saiba que elas são diferentes de modo que você vai entender como o prazo de carência é aplicado em cada uma.
Saiba que é muito importante você saber a diferença pois são as categorias que vai definir como vai se proceder nos casos.
A urgência, ela é uma situação que não prevista, ou seja, aqueles acidentes pessoas ou até mesmo as complicações em gravidez. Essas ocorrências são aquelas que traz risco a saúde, onde alguns casos necessitam de cirurgia e tratamento para não pior o caso. Importante você saber que apesar de ser perigosa não apresenta risco de vida. São exemplos disso tratamentos e interversões como casos de câncer, torções, fraturas, dengue entre outros.
Planos de saúde a diferença da urgência e emergência e como aplica a carência!
Já a emergência, é mais fácil de identificar pois aparecem em todas ambulâncias, pois esse caso precisa de procedimento médicos imediatos, onde aqui sim existe o risco de vida, onde existe também por parte do paciente grande exposição a sofrimento. São exemplos infartos, parada respiratória.
Acreditamos que de maneira simples você já consegue entender a diferença entre a urgência e a emergência, apesar de ambas precisarem de procedimentos medico cada uma possui atuação própria.
Sabemos que os planos de saúde oferecem cobertura para essas duas modalidades e assim também é validado o prazo de carência, esse período é validado de acordo com a modalidade de plano de saúde contrato exemplo plano ambulatorial a carência é válida por 12 horas, no plano hospitalar a carência prevalece pelas 12 horas inicias em plano de referência 24 horas após a vigência do contrato.
Fica a cargo das operadoras determinar os horários e extensões pata cada plano por isso é importante você se atentar na hora da contratação.